Vendas do comércio amazonense teve recuo em setembro de 2022 em relação ao mês anterior

Comércio varejista apresenta índices baixos de crescimento (Foto Divulgação)

Comércio varejista apresenta índices baixos de crescimento (Foto Divulgação)

O comércio amazonense registrou variação de 0,1% no volume de vendas em setembro deste ano. O índice representa um recuo, em relação ao mês anterior, quando registrou 1,6%. No acumulado do ano de 2022, os índices de vendas do comércio registraram alta de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo IBGE.

Quando comparado ao mesmo período de 2021, o mês de setembro deste ano apresentou crescimento de 1,5% nas vendas, mesmo obtendo índice bem menor em relação ao mês de agosto. Já o volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 1,1% na passagem de agosto para setembro.

O supervisor de Divulgação do IBGE, Adjalma Nogueira, destaca os setores do comércio no Amazonas que não tiveram bom desempenho nas vendas em setembro.

Nove estados brasileiros apresentaram taxas negativas no mês de setembro deste ano. Dentre eles, destacam-se o Mato Grosso do Sul com -1,7%, o Espírito Santo com -1,5%, Paraná e Roraima ambos com -1,2% no volume de vendas. O Amazonas encontra-se em uma posição intermediária, ocupando o 17° lugar.

Na avaliação dos pesquisadores, o comércio amazonense vem tendo um desempenho fraco no decorrer de 2022, mas há expectativas em relação às vendas de fim de ano.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar