O Volume de vendas do comércio amazonense registrou queda de 0,8% em fevereiro deste ano. Segundo o IBGE, este é o maior recuo dos últimos doze meses.
Em fevereiro deste ano, as vendas do comércio varejista do Amazonas registraram queda de 0,8%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com fevereiro de 2023, os índices foram positivos, com 6,7% de alta. No acumulado do ano também houve avanço, de 6,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- No AM, custo da Construção Civil sofre queda em março, mas ainda é um dos mais altos do país
- Produção industrial do Amazonas cresce pelo terceiro mês seguido, com 7,3% de alta
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o comércio amazonense registrou a maior queda nas vendas do último ano.
O Comércio Ampliado, responsável pelas vendas de veículos, peças e materiais de construção, teve aumento nas vendas, apontando que essa atividade comercial obteve melhor desempenho, destaca Luan Rezende.
A queda de 0,8% nas vendas do comércio amazonense, em fevereiro deste ano, colocou o Estado na 25ª posição do ranking nacional. Os melhores resultados, no segundo mês de 2024, ficaram com o Estado da Paraíba, com 5,7%; seguido do Amapá, com 5,2% e Mato Grosso, com 4,3% de alta nas vendas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar