Faltando pouco mais de 10 dias para o primeiro domingo do advento, o dia oficial para se montar a decoração natalina, o movimento no comércio de Manaus já aumentou. Nesse feriado de 15 de novembro, as vendas nas lojas de decoração e artigos natalinos refletiram a boa expectativa para as próximas semanas, ainda mais com a liberação do 13º salário que vai injetar 2,5 bilhões de reais na economia do Amazonas.
Elisângela Ferreira, gerente de uma loja de variedades em decoração na Djalma Batista, já percebeu a diferença em relação às vendas do ano passado, o que reflete a vontade dos manauaras em estarem junto à família. “E com relação ao ano passado, realmente a gente percebe essa diferença, o pessoal tá podendo sair de casa. Esse movimento, em relação ao ano passado, melhorou bastante. As pessoas estão aproveitando muito mais e esse ano o pessoal quer apriveitar tambe´m para estar junto com a família porque não pode fazer isso ano passado ”
A Elisângela contou também que as famílias estão aproveitando para decorar toda a casa. O produto mais procurado, além da árvore, são os bonecos. “Os grandes, os pequenos, os médios. No ano passado, o pessoal não pode fazer isso e nesse ano o pessoal quer aproveitar. Então tudo que puder trazer essa intimidade do Natal, essa coisa familiar que o Natal traz pra gente, o pessoal tem aproveitado, mas as árvores e os bonecos são o que mais têm saído”, contou.
Para manter a tradição natalina, a Karen Barbosa resolveu mudar um pouco a cor vermelha para fazer uma decoração com mais tons de branco, mas como não dá para fugir da inflação brasileira de 10%, ela vai aproveitar alguns itens que já tem em casa. “Está realmente um pouquinho mais salgado, mas a gente vai equilibrando. Tem umas coisinhas em casa e a gente vai juntando”, diz.
A Zélia Dantas vem de uma família inteira que é fã de decoração natalina e tenta se controlar em meio à tanta variedade. “Pra quem é doida por Natal, como eu e minha família, a gente fica querendo manter o controle. A gente tem que acompanhar as novidades que estão vindo, mas o básico mesmo a gente tem”, diz.
Mas antes do papai noel, da árvore e do pisca pisca, Zélia coloca o que mais importa e dá sentido ao Natal: a representação do nascimento do menino Jesus. “Sempre, lógico, a primeira peça que a gente coloca é o presépio. Porque sem o presépio, sem a história do nascimento do Menino Jesus não tem porque ter o Natal”
Com muitos enfeites ou uma decoração mais simples, não há dúvidas de que esse Natal será especial, depois de tantas perdas será uma oportunidade para celebrar a vida.
Ouça a reportagem:
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar