Contagem regressiva para o Festival de Folclórico de Parintins. Faltam três meses para os bois Caprichoso e Garantido se enfrentarem no Bumbódromo. O fluxo de turistas é intenso no último fim de semana de junho, mas o valor das passagens aéreas geram preocupação.
Nesta quinta-feira, 27, nossa equipe pesquisou os valores disponíveis nos sites das companhias aéreas que fazem o trajeto Manaus-Parintins. No período em questão, uma delas forneceu o valor de R$3.912,40 apenas para um trecho. Em algumas datas, determinada companhia aérea avisa que as vagas nos voos estão esgotadas. O valor chama atenção, pois o trajeto é mais caro que uma passagem para o exterior e outras localidades do país, onde a distância é maior.
O assunto gerou debate em um encontro promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, sobre os desafios da aviação regional no Brasil. O deputado federal pelo Amazonas, Amom Mandel, criticou duramente os preços “extorsivos” das passagens aéreas praticados no período do festival e apresentou alguns exemplos.
Na ocasião, o deputado também denunciou que empresas aéreas têm recebido subsídios com a promessa de oferecer tarifas mais acessíveis, mas cancelam voos e prejudicam milhares de passageiros, o que tem gerado uma enxurrada de processos judiciais.
A Confederação Nacional do Comércio defende mudanças na legislação para ampliar a concorrência no setor aéreo, promover a aviação regional e os táxis aéreos como alternativas viáveis. Os participantes do debate consideraram o modelo atual de malha aérea “ditatorial” que representa um dos maiores entraves ao crescimento do turismo no país.
Rádio Rio Mar
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil