A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de 2025 tem a missão de imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 cães e 80 mil gatos. Durante a etapa rural da estratégia, realizada de abril a junho deste ano, foram vacinados 6.775 animais, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos, nas comunidades fluviais e terrestres.

Atualmente, o serviço de vacinação de cães e gatos contra a raiva acontece em 33 pontos fixos, distribuídos por todas as zonas geográficas de Manaus. A lista inclui 30 clínicas veterinárias, além do próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Compensa e oferta a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O imunizante também está disponível nos Centros de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, e Prefeito José Fernandes, no São José, que atendem de segunda a sábado, das 8h às 12h.
O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, alerta para a importância da imunização.
Mais de 94 mil animais, entre cães e gatos, já foram imunizados na fase urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A mobilização iniciou no dia 1 de outubro, com visitas de casa em casa, em todos os bairros da zona urbana da cidade.
As visitas domiciliares são realizadas de segunda-feira a sábado, no horário matutino. Atualmente, 241 vacinadores e registradores realizam o serviço. Eles atuam em duplas, devidamente identificados e uniformizados com camisetas da campanha.
A raiva é uma doença grave, que ainda não tem cura nem tratamento, sendo letal em quase 100% dos casos.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Semsa