O movimento nos postos de vacinação está intenso nos últimos dias. Quanto menor a idade do público alvo, mais pessoas estão aptas a vacinar. Nesta sexta-feira (18) continua a vacinação para quem tem 39 anos e nasceu de julho a dezembro. No sábado, será a vez de quem tem 38 anos. Para dar conta de toda a demanda e reduzir o tempo de espera serão abertos mais 16 pontos de vacinação para atender a população. As 13 UBSs que vão vacinar no sábado ainda serão divulgadas. Entres os pontos com maior estrutura, a Semsa adiantou que serão: Studio 5, Parque do Idoso e Shopping Phelippe Daou, mas devem abrir somente no sábado.
Em Manaus, são aplicadas as doses da AstraZeneca nos novos grupos do público em geral, mas na próxima semana a prefeitura deve fazer uma reformulação das doses aplicadas. Manaus também utiliza doses da Pfizer e CoronaVac (apenas segunda dose).
“Por enquanto, as vacinas da Pfizer estão destinadas aos grupos de grávidas, puérperas, pais (todas as idades) de crianças com deficiência e os PCDs. Temos garantido o recebimento de um quantitativo de Pfizer e, se para semana que vem avançarmos os grupos, nós vamos ter que fazer um remanejamento das doses e pode ser que entre a Pfizer”, destacou a secretária.
Ainda não há previsão para a capital receber as doses da vacina Janssen e o público que vai receber esse imunizante também não foi definido.
Ouça a reportagem:
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar