Vacinação de trabalhadores da saúde contra a Covid-19 encerra nesta sexta-feira

Com 99,2% dos trabalhadores da saúde vacinados na capital, a Prefeitura de Manaus encerrou nesta sexta-feira, a aplicação de primeiras doses para este grupo prioritário, o primeiro a ser contemplado na campanha municipal de imunização contra a Covid-19.

Desde que foi aberta a campanha, em 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinou 62,8 mil trabalhadores da saúde, dos quais 50,1 mil imunizados com as duas doses. A vacinação segue até o final da próxima semana para as pessoas de 60 anos ou mais, e, durante o tempo necessário, para idosos e trabalhadores da saúde que ainda precisam receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, o trabalhador da saúde que, por algum motivo, não procurou os postos de vacinação nos últimos dois meses, para receber a primeira dose da vacina e atender aos critérios de prioridade estabelecidos, deve aguardar orientações da Semsa.

Idosos

Também foi planejado, para o final da próxima semana, o encerramento da aplicação da primeira dose para o público de 60 anos ou mais. Desse grupo, segundo a ser contemplado, com atendimento escalonado por faixa etária, foram vacinadas 151.092 pessoas até o momento. Entre esses, duas faixas etárias já ultrapassaram a meta nacional de 90% de cobertura: os de 80 anos ou mais, com 19.075 vacinados, 842 acima da meta; e os de 70 a 74 anos, com 28.059 vacinados, quando a meta era alcançar 27.978.

Na semana que vem, a secretaria continua a atender os remanescentes dos grupos prioritários de idosos para a primeira dose e trabalhadores da saúde para a segunda dose. O atendimento dos idosos será mantido nos pontos de vacinação montados nas diversas zonas geográficas, sendo que o Complexo do Detran, por conta do reinício das suas atividades, deixa de funcionar como local de vacinação, sendo substituído pela Universidade Nilton Lins, na zona Centro-Sul.

Para os trabalhadores, o ponto de atendimento exclusivo é a Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Centro-Sul. Todos os pontos permanecerão abertos das 9h às 16h.

Fonte: Semsa

Foto: João Viana/Arquivo Semcom