Vacinação de profissionais da educação da Região Metropolitana de Manaus iniciou nesta segunda

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira, o início da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação da Região Metropolitana de Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, em Iranduba. Nota Técnica Conjunta, publicada na última sexta-feira, destina quase 10 mil doses de imunizantes para a fase inicial da vacinação desse público.

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19 decidiu começar a imunização dos profissionais da educação, em consonância com a decisão da juíza da 1ª Vara da Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, que determinou que a União encaminhasse 40 mil doses extras de vacinas para esse público.

Segundo Wilson Lima, isso não vai impactar a vacinação de outros grupos, mas assim que chegar o lote do Governo Federal, será realizado um mutirão para vacinar o mais rápido possível todos os profissionais da área de educação.

A quantidade de 9,8 mil é destinada para primeira dose e segunda dose do grupo prioritário 18 do PNI. Esse grupo corresponde aos trabalhadores de creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos.

Inicialmente, as vacinas vão atender os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Careiro da Várzea e Silves já vacinaram o grupo prioritário 18, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Nessas duas cidades, o planejamento local de imunização está avançado, e isso possibilitou a imunização dos profissionais da educação.

Os demais municípios que compõem a Região Metropolitana serão incluídos nos próximos dias nas Notas Técnicas que dão as diretrizes da vacinação no estado.

Em virtude do escalonamento da disponibilidade de doses de vacinas, SES-AM e FVS recomendam que as prefeituras municipais adotem critérios de priorização por faixa etária. São quatro níveis de prioridade: de 50 a 59 anos (1); de 40 a 49 anos (2); de 30 a 39 anos (3); e de 18 a 29 anos (4). O nível 1 tem precedência sobre os demais, e assim sucessivamente.

Fonte: Secom

Foto: Diego Peres/Secom