Nessa segunda-feira (23), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou as recomendações para prevenção da Covid-19 no retorno às aulas presenciais e destacou que a vacinação dos adolescentes deve ser uma das medidas principais para aumentar a segurança nas escolas.
Elaborado por um grupo de trabalho, o documento avalia que “a implementação da vacinação para adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem e lentamente permitir o relaxamento das medidas de proteção na escola”, diz o texto.
De acordo com os pesquisadores, não há motivos para acreditar que as vacinas não protegem contra a Covid-19 em adolescentes como em adultos, assim como as medidas de distanciamento e uso de máscaras.
A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos já acontece em algumas cidades como Manaus. A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para esse público.
A Fiocruz afirma que é fundamental que a vigilância para faixas etárias mais jovens e nas unidades escolares seja reforçada, já que essa população ainda tem acesso limitado às vacinas.
Outro alerta é em relação à variante Delta, cuja transmissibilidade é maior que a da cepa inicial do novo coronavírus.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação