No Parque das Tribos existem cerca de cinco mil indígenas de 32 etnias. Por ser o público mais vulnerável, os indígenas foram escolhidos para abrir a campanha de vacinação contra dengue em Manaus. Ao todo, serão imunizadas 700 crianças entre 10 e 11 anos no Parque das Tribos. Um dos líderes da maior comunidade indígena urbana do Amazonas, Cacique Ismael Munduruku, diz que estar orgulhoso da campanha iniciar pelo Parque das Tribos, já que a comunidade enfrentou, recentemente, um surto da dengue.
Em Manaus, além do Parque das Tribos, a vacina contra dengue estará disponível em 171 salas de vacinação espalhadas por todas as zonas da capital amazonense, como explica Djalma Coelho, que é subsecretário de saúde de Manaus.
Composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença, a vacina contra a dengue é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos. Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma. Após as duas doses, a vacina tem eficácia de até 92% imunização.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet