A Prefeitura de Manaus anunciou a suspenção do funcionamento dos postos de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira. Um novo cronograma com as novas faixas etárias será divulgado após o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a respeito das ações de imunização feita durante o fim de semana.
A capital alcançou no último sábado, a marca de 1 milhão de doses aplicadas desde o início da campanha. Foram 28 postos de vacinação além da antecipação das doses para pessoas acima de 34 anos. Em pouco mais de nove horas de trabalho, foram aplicadas quase 42 mil primeiras doses da vacina.
De acordo com a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, a pausa é necessária para a reorganização, uma vez que a intensificação foi além da faixa de idade prevista inicialmente, que era de 36 anos.
A Semsa reforça que apenas o esquema vacinal completo, com as duas doses indicadas pelos laboratórios fabricantes, a proteção contra o coronavírus estará assegurada.
Segundo os registros da secretaria, das 197.092 pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac/Butantan, 7.835 ainda não voltaram para tomar a segunda. Dos 482.864 que receberam o imunizante da AstraZeneca/Oxford, 8.069 já passaram dos 84 dias de intervalo para a segunda dose, totalizando 15.904 faltosos. Do imunizante da Pfizer, das 20.808 doses aplicadas, nenhuma ainda chegou ao prazo de 84 dias para a segunda dose.
Fonte: Semsa
Foto: João Viana/Semcom e Ruan Souza/Semcom