Vacinação contra a raiva segue até dia 31 de julho, no Amazonas

Tutores de cães e gatos devem estar atentos à antecipação da campanha de vacinação antirrábica no Amazonas, que ocorre até 31 de julho, é o alerta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A imunização é para animais com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis.

De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, Elder Figueira, é a primeira vez que a campanha estadual tem duração de 6 meses.

Em decorrência do processo de contratação de vacinadores que ocorreu no primeiro semestre, Manaus é o único município que seguirá o cronograma a partir de setembro. Os demais estão em fase de conclusão da campanha, explica Elder.

Seis cidades do Amazonas já encerraram as campanhas de vacinação, com alcance de meta e outras 55 estão finalizando. A Fundação destaca que, devido à proposta do Ministério da Saúde de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a validação da eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva, transmitidas por cães e gatos, se comprometeu a realizar a campanha em 6 meses (fevereiro a julho).

A campanha será reduzida em 30 dias a cada ano, até atingir 90 dias (fevereiro a abril) em 2027, para atender às demandas considerando as características geográficas do estado.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação