O ditado: “Vacinas salvam vidas!”, ganhou força na pandemia. A ciência comprova que quando a sociedade adere as campanhas de imunização todos saem ganhando. A cada ano, milhões de vidas são salvas por conta da vacina. Por mais de 200 anos, ela nos protege contra doenças que ameaçam a existência humana. Mas é preciso ficar atento as ações. A partir desta segunda-feira, por exemplo, tem inicio a campanha de vacinação contra influenza e sarampo para grupos prioritários no Amazonas.
No período de 04 de abril a 02 maio serão atendidas pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, na campanha de combate a Influenza. Neste mesmo período, só que na ação voltada ao sarampo, somente trabalhadores da saúde vão receber a dose do imunizante. A diretora da Fundação de Vigilância em Saúde , Tatyana Amorim, destaca a importância da vacina na proteção individual e coletiva.
No caso da Influenza, a estratégia visa reduzir as complicações decorrentes de infecções pelo vírus. Já a campanha voltada a imunização contra o sarampo busca ampliar a cobertura vacinal contra a doença, funcionando como uma ferramenta para evitar a reintrodução do vírus no Estado. Conforme, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, a meta de cobertura vacinal do sarampo é de, no mínino, 95% e 90% para Influenza.
No Amazonas, a expectativa é vacinar 1.817.074 pessoas, sendo 1.375.666 contra Influenza e 441.408 contra sarampo. Em Manaus, a Prefeitura disponibilizará 167 salas de vacina.A segunda etapa de ambas as campanhas terá inicio no dia 03 de maio e vai até 03 de junho, com a ampliação dos grupos prioritários.
A lista das salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento estão disponíveis para consulta no site da Semsa, com acesso direto pelo link http://bit.ly/salavacinamanaus.
Imunização em domícilio
Em Manaus, o cadastro ou atualização cadastral para imunização em domicílio de idosos acamados poderão ser feitos a partir de hoje, por meio do Disque Saúde 0800 280 8 280, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, com informações de nome, CPF, número de identidade e endereço completo.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo / Semcom