Neste sábado, a campanha de vacinação contra a Covid-19 ultrapassou a marca de 1 bilhão de doses aplicadas. Mas o acesso desigual à vacina, cepas contagiosas e novas ondas de casos de infecções em países ricos e pobres indicam que o caminho para se derrotar o vírus ainda é longo.
Segundo especialistas, com relação à pandemia, de pouco adianta a vacinação acelerada em países mais ricos se ela não avançar em nações pobres. Esse cenário vai pode facilitar a transmissão do vírus, aumentando as chances de surgimento de novas cepas, o que ameaça as próprias campanhas de vacinação dos mais ricos.
Até este sábado foram aplicadas mais de 1 bilhão de doses em 172 países, segundo dados do Vaccine Tracker, da Bloomberg. O total administrado até agora é suficiente para vacinar plenamente 6,5% da população mundial.
Países mais ricos vacinam a uma velocidade 25 vezes maior que os mais pobres. Em média são aplicadas 18,5 milhões de doses por dia em todo o mundo. Nos EUA, são cerca de 2,8 milhões por dia; no Brasil, mais de 995 mil, e na África do Sul, 2,1 mil.
Até agora, os 27 países mais ricos concentram 37,4% das doses aplicadas, apesar de responderem por 10,5% da população mundial. Em contraposição, os 63 países mais pobres do mundo respondem por 17,2% das vacinas aplicadas, apesar de serem lar de mais de 42,6% da população mundial.
Fonte: Valor Econômico
Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo