A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinou contra a Covid-19, nessa quinta-feira, 15,2 mil pessoas. Os pontos de imunização foram abertos pouco antes das 9h e só encerraram as atividades por volta de 18h, duas horas após o horário regular.
De acordo com a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, foi um dos dias de maior movimento, por isso foi necessário aumentar, para além do previsto, a quantidade de postos e de servidores encarregados de acolher, fazer a triagem e imunizar as pessoas que foram em busca de vacina.
Além das pessoas de 56 e 57 anos, receberam a vacina contra a Covid, os remanescentes de grupos prioritários anteriores, como idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e trabalhadores da educação, entre outros, para os quais a campanha segue aberta. Também foram aplicadas segundas doses aos que já se encontravam no prazo para completar o esquema vacinal.
Nesta sexta-feira, a vacinação avança para o público de 55 anos de idade. Para ser vacinado, o usuário deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), escolhendo a opção “Cadastro do Cidadão”.
Os documentos obrigatórios para garantir a vacina são documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), que demonstre que o usuário é morador de Manaus.
Para os de 55 anos e para os que vão receber a segunda dose de AstraZeneca o atendimento segue nos seis pontos de vacinação, das 9h às 16h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista, Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balneário do Sesc/AM.
Os que vão receber a segunda dose de CoronaVac devem se dirigir somente ao sambódromo, posto único para a segunda dose desse imunizante.
Os que pertencem a grupos prioritários anteriores e, portanto, vão receber a primeira dose da vacina, devem procurar exclusivamente o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte.
Já os trabalhadores da saúde previamente cadastrados e agendados serão atendidos na Escola de Enfermagem de Manaus, assim como os que pertencem às forças de Segurança e Salvamento e às Forças Armadas. Desses dois últimos grupos estão sendo vacinados apenas os que atuam na linha de frente contra a Covid-19.
Além de avançar na vacinação da população geral, inicia neste sábado, a vacinação dos trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros e os caminhoneiros.
Fonte: Semsa
Fotos: João Viana/Semcom