Vacinação bivalente avança em Manaus

Dados do vacinômetro desta quarta-feira apontam que 22.342 pessoas foram imunizadas com vacina bivalente, em Manaus. O público estimado que está dentro das orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de 138 mil pessoas. O pontapé inicial foi dado e para atender a demanda que inclui pessoas a partir de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como asilos, com idade a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores destas instituições; além dos imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas.

Para atender o público idoso, a Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro que integra a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) está ofertando 200 doses por dia para os alunos matriculados nas atividades da Universidade e o público de idosos das proximidades. De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, ressalta a importância da imunização.

A atriz Carmem Guedes, de 75 anos, explicou que mantém seu esquema vacinal atualizado, pois além de garantir o reforço contra a doença, há o receio da contaminação de amigos e familiares.

Para receber a vacina bivalente é necessário levar o cartão de vacina, documento oficial com foto e o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). Mas se o usuário não tiver o cartão, pode se vacinar apresentando o documento oficial com foto.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Semsa