O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua com a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023 nas comunidades rurais nos ramais e vicinais das rodovias AM-010 e BR-174, e comunidades fluviais na calha do rio Amazonas. A estimativa é que 11 mil animais, entre cães e gatos, sejam imunizados.
Segundo o chefe do Núcleo de Vigilância de Zoonoses do CCZ, Jhonata Calheiros, a etapa da área rural fluvial da campanha foi iniciada na última semana, com o apoio do Distrito de Saúde (Disa) Rural e a meta é a vacinação de mil animais até o dia 29 de junho.
Nas comunidades da área rural terrestre da capital, a campanha iniciou no dia 12 de junho, com as equipes realizando visitas domiciliares para a imunização de cães e gatos. Essa etapa deve seguir até o dia 31 de agosto, com a vacinação estimada de 10 mil animais.
A campanha de vacinação antirrábica é realizada anualmente, sendo uma medida muito importante para evitar que os animais na zona rural fiquem suscetíveis à transmissão da raiva. Assim, protegendo cães e gatos, protegemos as pessoas contra a raiva, que é uma zoonose com alto grau de letalidade, alerta Jhonata.
O principal critério para a vacinação é o animal estar em boas condições de saúde e ter, ao menos, três meses de idade. A etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023 será realizada a partir do mês de setembro.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa