Vacina contra Hepatite A começa a ser ofertada para usuários de PrEp

A oferta da vacina contra a hepatite A na capital amazonense segue as orientações da Nota Técnica nº 184/2025, emitida pelo Ministério da Saúde. O documento foi elaborado com base em dados epidemiológicos.

A imunização contra a Hepatite A estará disponível para pessoas que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), em 14 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a partir desta segunda-feira, 21. Atualmente, 2.278 usuários fazem uso da estratégia de prevenção na capital.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse grupo apresenta maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus da hepatite A, especialmente em razão de práticas sexuais. Diante deste cenário, a vacina passou a ser recomendada também para os usuários da PrEP, que é uma estratégia de prevenção que envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não vivem com o vírus, mas têm maior risco de exposição. A ampliação do público-alvo da imunização busca fortalecer a proteção desse grupo e conter a disseminação da hepatite A, reforçando a importância da vacinação como estratégia de saúde pública.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que a proteção vacinal deve ser realizada em esquema de duas doses conforme a faixa etária, com um intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

Para ter acesso ao imunizante, a Semsa recomenda aos usuários que apresentem documento de identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF. A apresentação da receita de PrEP nos últimos seis meses é suficiente para comprovar a indicação da vacina.

Para pessoas de 15 a 17 anos o Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda a vacina contra a Hepatite A Pediátrica. Para usuários com 18 anos e mais, o imunizante indicando é o de uso adulto.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Semsa

  • Sakuratoto