A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções como a bronquiolite, está disponível em 148 unidades básicas de saúde de Manaus, distribuídas em todas as zonas geográficas. Oito delas possuem horário ampliado, e funcionam até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, além das Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte, e da USF Maria Leonor de Freitas, na zona Oeste, com atendimento todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

A imunização é importante porque o vírus é a principal causa de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos, dentre elas a bronquiolite, que causa inflamação e acúmulo de muco nos pulmões, resultando em chiado no peito e dificuldade para respirar.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que a estratégia passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, com a oferta da vacina durante todo o ano, para todas as gestantes a partir da 28ª semana, sem restrição de idade.
A vacina imunização, do tipo recombinante, pode ser aplicada com outras indicadas para gestantes, a exemplo das vacinas influenza, mRNA contra Covid-19 e tríplice bacteriana adulto (dTpa).
Para receber a vacina, além do documento oficial de identificação e do cartão do SUS, a usuária deve apresentar o cartão da gestante ou o cartão do pré-natal, para confirmação da idade gestacional
De acordo com a Secretaria de Saúde de Manaus a meta é alcançar 80% da população de gestantes, estimada em 25.109 mulheres.
Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação / Semsa