População da zona oeste e leste recebe atendimentos nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher

As unidades do Serviço Móvel de Saúde da Mulher estão em funcionamento a partir desta quinta-feira, 26, na rua São Pedro, s/n, no bairro Tarumã, na zona Oeste e na rua Barroso, s/n, na área da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, no Puraquequara, na zona Leste da capital.

Cada unidade itinerante oferece consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos. Uma forma de fortalecer o acompanhamento adequado à saúde da mulher na capital. Como destaca a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Semsa, Soriane de Souza Cruz.

As equipes profissionais responsáveis pela assistência são formadas por dois médicos, sendo um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um técnico em radiologia e imagenologia, e dois assistentes administrativos.

Com as unidades móveis de saúde, a ideia é também ampliar os serviços de imunização, pontua a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandez.

A população feminina que reside na zona Norte da cidade passou a contar com o serviço de atendimento itinerante na última terça-feira, na unidade instalada na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no bairro Cidade de Deus.  Cada uma das três unidades devem passar duas semanas em cada localidade.// A previsão é que outras zonas e bairros recebam os serviços.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Graziela Praia / Semsa