A unidade do restaurante popular Prato Cheio, do bairro Coroado, localizado na rua Ouro Preto, nº 24, zona leste de Manaus, recebe nesta terça-feira, 11, palestra volta a saúde do homem.

A medida visa chamar a atenção para o fato de que o câncer de próstata apresenta poucos sintomas em sua fase inicial e que, se o homem esperar por esses sintomas, pode descobrir uma doença em estágio avançado e possivelmente em metástase (quando as células cancerígenas se espalham para outros órgãos).
A secretária executiva adjunta da Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Lane Edwards, destaca que o Prato Cheio é um programa que vai além de oferecer refeições, sendo também um espaço de cidadania e cuidado.
A assistente social, Aldelita Souza, ressalta que a ação é voltada ao público masculino e tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa também aborda temas como o vírus HPV, destacando a importância da prevenção e da vacinação.
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata, incentivando os homens a adotarem hábitos de cuidado e a realizarem exames regulares, medidas que podem salvar vidas.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2024 cerca de 48 homens morreram de câncer de próstata por dia no país. O câncer de próstata preocupa, principalmente, homens com idade a partir de 65 anos. Só que, aqueles com menos de 49 anos, também enfrentam o problema. O número de atendimentos para tratar do câncer de próstata em homens com até 49 anos, aumentou 32% no Brasil, entre 2020 e 2024.
Rádio Rio Mar
Foto: Jimmy Christian/Seas