Com indicativos de seca severa para este ano, Unidades de Conservação vão receber kits para garantir água potável. Mais de mil famílias residentes em áreas protegidas do Estado vão ser beneficiadas.
60 caixas d’água e 400 filtros vão ser distribuídos à 43 comunidades localizadas em Unidades de Conservação dos Estado. Ao todo, 1.165 famílias serão atendidas. A medida faz parte das ações de prevenção da estiagem deste ano. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, os indicadores climáticos da região apontam uma seca mais intensa do que a de 2023.
- Programa Atualiza Pescador entrega 2,1 mil kits de proteção individual em todo o Estado
- “Manaus Mais Cidadã” atende moradores do bairro Cidade de Deus, neste sábado
Outras regiões do Estado também serão atendidas com bombas solares, mini-laboratórios de análise da qualidade da água, filtros de membrana, filtros de barro, kits de aprofundamento de poços rasos, além de kits de higiene e capacitações. O secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, explica que o órgão trabalha em parceria com outras pastas para minimizar os impactos da estiagem de 2024.
Comunidades indígenas e ribeirinhas do Vale do Javari, Terra Indígena Yanomami, Alto e Baixo Rio Negro, Alto e Médio Solimões e seus afluentes, vão ser alcançadas com diferentes soluções adaptadas às necessidades específicas de cada localidade.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar