Unidade de Saúde da Família Geraldo Magela é reinaugurada na zona Leste

Nessa segunda-feira (18), o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pela secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, reinaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste.

A unidade passou por obras de reforma e reabre para o atendimento com ambientes reestruturados e projetados para oferecer mais conforto e maior segurança a servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa aqui é a UBS de número 59 reinaugurada pela prefeitura. Quando a gente entra numa UBS, a gente entra para pintar, a gente entra para trocar o telhado, para trocar o forro, para trocar elétrica, para trocar hidráulica, para trocar o ar-condicionado, para trocar todos os ambientes desta unidade. Nós estamos transformando a realidade da saúde dos moradores do Amazonino Mendes e dos bairros do entorno. Agora temos uma unidade com toda a estrutura necessária para atender quase 400 pessoas por dia, enfatizou Almeida.

A USF integra a rede de Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde e é referência para 40 mil habitantes da sua abrangência.

Seis equipes multiprofissionais serão responsáveis pelos atendimentos de saúde realizados na própria unidade e por meio de visitas domiciliares. Das seis, uma equipe é de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde; três são de Atenção Primária em Saúde, com médicos e enfermeiros; e duas equipes são de Saúde Bucal, formadas por cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal.

Entre as melhorias promovidas no local estão a construção de rampas, inserção de salas de lavagem e esterilização e de consultórios farmacêutico e odontológico, adequação da recepção, redistribuição de ambientes para melhoria do fluxo, revisão das instalações elétrica, hidrossanitária e lógica, e, ainda, troca da cobertura e pintura geral.

Serviços

A USF funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e os atendimentos, voltados a todos os públicos, de crianças a idosos, devem ser agendados na própria unidade.

Entre os serviços oferecidos na unidade estão consulta médica em clínica geral e pediatria, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro; imunização; controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes; dispensação de medicamentos (inclusive antibióticos e medicamentos controlados); ambulatório de Seguimento do Bebê de Risco e curativos.

Também são realizados os programas de controle e prevenção da tuberculose e da hanseníase, o acompanhamento das condicionalidades de saúde de programas sociais e exames e diagnóstico, incluindo o preventivo do câncer do colo do útero, o teste do pezinho, teste de gravidez e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.

Com informações da assessoria

Fotos: Ruan Souza e Artur Barbosa/Semsa