Unicef estabelece Plano de Ação para o período entre 2022 e 2024 em Manaus

Em 2021, o IBGE estimou que a população de crianças e adolescentes, entre zero e 19 anos, chegou a 70,4 milhões no Brasil. A região Norte é a que apresentava a maior concentração de pessoas nessa faixa etária, o equivalente a 41,6%.

Pensando em garantir os direitos dessas crianças e adolescentes, em especial, daqueles em estado de vulnerabilidade social, o Unicef em parceria com a Semasc – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – estabeleceram um Plano de Ação para o período entre 2022 e 2024. A iniciativa se chama “#AgendaCidadeUnicef – Manaus para cada criança e adolescente”.  Conforme a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Debora Nandja, está é uma estratégia do fundo para oito capitais brasileiras.

As estratégias deste plano são integradas com o poder público. A titular da Semasc, Jane Mara, destacou que a agenda de inclusão vai permitir que seja implantado projeto piloto com apoio de outras secretarias municipais para compilar indicadores sociais em diversas áreas.

Além de Manaus, o projeto acontece também em Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo, em bairros selecionados como território prioritário para a parceria a partir da análise de indicadores sociais.

 

Canais de denúncia

Em casos de violação dos direitos da criança e adolescentes, as denúncias podem ser realizadas pelos canais de atendimento Disque Direitos Humano 0800 092 6644, Disque Denúncia 0800 092 1407, Disque 100 no âmbito nacional. Os Conselhos Tutelares de cada zona também são locais destinados a denúncias.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: João Viana / Semcom