Um dia após recuar em importação de bicicletas, governo federal ataca indústria nacional novamente

Um dia depois de recuar da Resolução 159 do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que reduzia progressivamente o imposto de importação de bicicletas, de 35% para 20%, até o fim do ano e prejudicava a indústria nacional, principalmente a instalada no Polo Industrial de Manaus, desta vez o governo federal zerou a alíquota de 10% sobre a importação de centenas de equipamentos. A nova resolução, de número 171, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19). 

Segundo o presidente do Centro da Industria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, a isenção do imposto sobre importação destes itens não afeta a competitividade das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus, apesar de que muitos destes itens são produzidos no Amazonas, mas manda uma sinalização ruim para investidores que pensem em negócios no Brasil, pois passa a ser mais vantajoso produzir na China e exportar para o Brasil. (ouça abaixo)

Para o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), medidas como esta, de zerar impostos sobre importação de produtos que são fabricados no Brasil, são “burrice”. O parlamentar amazonense lembra que, ao facilitar a entrada de produtos estrangeiros semelhantes aos que já são concebidos em território nacional, o executivo federal ‘exporta’ empregos do Brasil para outros países, principalmente para a China. (ouça abaixo)

O deputado federal José Ricardo (PT) também falou sobre os possíveis prejuízos à indústria brasileira e ao Polo Industrial de Manaus. (ouça abaixo)

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello/Semcom