Após periódicas do Cômite Interno de Enfretamento do Surto Epidemiológico do Novo Coronavírus, a Universidade Federal do Amazonas anunciou o retorno das atividades 100% presenciais a partir do dia 10 de janeiro de 2022. O retorno respeitará o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição. De acordo com a reitoria, a volta obedecerá as normas de biossegurança, como o uso de máscara dentro da Ufam e disponibilização de totens com álcool em gel em locais estratégicos.
O professor Doutor do Curso de Ciência Sociais, Thiago Jacaúna, relata que apesar da situação pandêmica vivenciada em mais de um ano, as atividades da universidade não pararam. Para ele, o retorno presencial era esperado e necessário porém ainda possui alguns receios.
Já a estudante do doutorado de Biotecnologia da Ufam, Tássia Patrícia, ressalta que as aulas online foram importantes para que o ensino e a pesquisa não parassem, mas ressalta que os ensinamentos em sala e orientações presenciais são importantes na formação.
Diferente da Ufam, a Universidade Estadual do Amazonas, em nota, afirmou que vem acompanhando criteriosamente o cenário epidemiológico do Estado para que no momento oportuno retorne com as aulas 100% presenciais. Por enquanto, as atividades acadêmicas permanecerão no formato híbrido.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Ascom Ufam