A primeira turma de professores indígenas da região do Vale do Javari, Oeste do Amazonas, foi formada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Ao todo, 34 profissionais da educação foram graduados no curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Os formandos foram diplomados na última semana na unidade de ensino superior do município de Atalaia do Norte, distante a 1.138 quilômetros de Manaus.
Os formandos pertencem às etnias Marubo, Matis, Matses e Kanamari, localizadas na terra indígena do Vale do Javari, na região da tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia. Na área, vive o maior número de grupos indígenas do mundo em situação de isolamento voluntário.
O reitor da UEA, André Zogahib, destaca o trabalho que será desenvolvido pelos professores, principalmente, em suas próprias etnias.
Os povos das etnias Marubo, Matis, Matses e Kanamari tiveram contato intensificado com a sociedade nacional a partir da década de 1970. A escolarização desses povos teve início a partir do final da década de 1980. A formação desses novos profissionais representa mais oportunidades a esses povos que vivem em áreas remotas, muitas vezes, sem recursos e acesso aos conhecimentos e tecnologias das sociedades contemporâneas. Zogahib parabeniza os novos mestres em línguas indígenas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar