Os hábitos de vida das comunidades que vivem às margens de rios e proximidades impactam diretamente na saúde. Para capacitar os profissionais de saúde atuantes na Estratégia Saúde da Família para as especificidades da população ribeirinha, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), está com matrículas abertas para o curso “Atenção à saúde da população ribeirinha”.
- Semtepi lança edital com vagas gratuitas em oficinas de qualificação profissional; saiba mais
- Moradores do Prosamin + da zona sul de Manaus receberão cursos do Cetam
De acordo com a professora da UEA, doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas e conteudista do curso, Jacqueline Sachett, o curso oferece capacitação para a atuação direcionada aos cuidados específicos em populações ribeirinhas, considerando sua cultura, hábitos de vida e organização social.
Com carga horária de 60 horas, os conteúdos abordam populações ribeirinhas a partir das realidades locorregionais; as especificidades da nutrição dessa população; dermatologia tropical na população ribeirinha, além de outras condições de saúde e doenças específicas.
Podem participar da formação profissionais de saúde e demais interessados no tema. As matrículas podem ser feitas até o dia 30 de setembro deste ano, por meio do site unasus.gov.br. A capacitação acontece de forma on-line, de início imediato e totalmente gratuita.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar