Durante sessão plenária desta semana na Câmara Municipal de Manaus, os vereadores aprovaram o parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, quanto ao projeto que estabelece áreas de conservação e proíbe pesca do tucunaré em época de reprodução, além de adotar a espécie como símbolo da pesca esportiva de Manaus.
Agora, a iniciativa segue para a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permamente da Amazônia, onde será analisado. O autor do Projeto de Lei nº119/2022 é o vereador Caio André (PSC) com a colaboração do parlamentar Wallace Oliveira (Pros). De acordo com ele a ideia não é proibir mas preservar o tucunaré.
No projeto está instituído como áreas de proteção do tucunaré os ambientes aquáticos do Lago do Puraquequara, Lago do Tarumã-Açu, Lago do Tarumã-Mirim, Lago do Apuaú, Rio Negro, Paraná da Eva e Rio Cueiras. Será o Poder Executivo Municipal o responsável pela identificação e sinalização dos locais definidos e acessos.
O tucunaré é um peixe popular na pesca esportiva e atrai os pescadores devido a dificuldade encontrada para capturá-los. A espécie é escamosa e o tamanho varia entre 30 centímetros e 1 metro.
Rádio Rio Mar
Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil