O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, neste ano, 109 propostas de planos de teste para serem executados no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido como Teste das Urnas.
Das propostas apresentadas, 72 foram feitas por participantes individuais e 37 por grupos, entre eles representantes das universidades de Brasília, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
A oitava edição do Teste Público será realizada de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, utilizando os sistemas que serão aplicados nas Eleições Gerais de 2026.
O objetivo é reforçar a segurança, a transparência e a confiança nos processos de registro, apuração e transmissão dos votos. Os investigadores externos analisam itens como sigilo do voto, integridade dos dados e a fidelidade do resultado à vontade do eleitor.
A divulgação dos planos aprovados está prevista para o dia 7 de novembro. O prazo para recursos será nos dias 10 e 11, e o resultado final dos selecionados sai no dia 14.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE