A chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão será julgada, a partir desta terça-feira (26), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
A suspeita é de disparos em massa de mensagens por aplicativo e de impulsionamento de conteúdo de campanha nas eleições de 2018. As ações foram ajuizadas pela coligação formada por PT, PCdoB e Pros e pedem a cassação da chapa.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer contra a cassação da chapa por acreditar que os elementos reunidos não apontam que tenha havido “desequilíbrio” nas eleições para justificar a punição.
Nessa segunda-feira (25), o relator dos casos, ministro Luís Felipe Salomão, apontou em relatório parcial a necessidade de aprofundar as investigações no inquérito administrativo no qual Bolsonaro responde por ataques ao sistema eleitoral.
A apuração vai ser direcionada para antes e durante os atos de 7 de Setembro que ameaçaram o Supremo Tribunal Federal (STF).
Da redação
Fotos: Divulgação