A noite de Natal se aproxima e com ela o tradicional amigo oculto. Momento em que as famílias se reúnem para ceiar, comemorar o nascimento de Jesus e ganhar presente. O auxiliar administrativo, Bruno Gomes, relata que a ocasião é aguardada por todos e destaca as vantagens da iniciativa para o bolso do consumidor.
Esse pensamento se confirma com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com os dados obtidos, estima-se que 58,6 milhões de pessoas devem participar de amigo oculto no período natalino.
Entre os que devem entrar na brincadeira, 58% adoram participar deste tipo de brincadeira. Já 43% consideram que é uma maneira de economizar nos presentes e 8% participam apenas para não serem rotulados de antissociais. Para Merula Borges, analista de finanças da CNDL, essa é uma oportunidade de equilibrar as finanças e presentear alguém.
Os números da pesquisa apontam que os consumidores pretendem participar de mais de um amigo secreto. Eles pretendem gastar R$74 com cada presente, em média. A estimativa é de que a brincadeira movimente cerca de R$6,7 bilhões na economia. Consumidores das 27 capitais brasileiras participaram da pesquisa.
Rádio Rio Mar
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