
Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira na Igreja Católica
Nesta Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Igreja Católica dá início ao Tríduo Pascal, período sagrado que marca a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Durante esses três dias, os fiéis são convidados a participar de celebrações e ritos que relembram os momentos centrais da fé cristã.
A Quinta-feira Santa celebra a Última Ceia, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. Na Catedral Metropolitana, a Missa da Ceia do Senhor será celebrada às 18h, com destaque para o rito do Lava-Pés, seguido da Vigília Eucarística.
Na Sexta-feira Santa, dia de silêncio, luto e profunda reflexão, os católicos meditam sobre a Paixão e Morte de Jesus na cruz. Às 9h da manhã, será realizada a Via-Sacra, com saída da Catedral em direção ao Santuário de Fátima. Às 15h, será celebrada a Liturgia da Paixão do Senhor no Santuário de Fátima, seguida da Procissão do Senhor Morto até a catedral.
O Sábado Santo é marcado pela solene Vigília Pascal, realizada na catedral às 18h, esta é considerada a mais importante celebração do calendário litúrgico. Nela, os fiéis se reúnem para celebrar a Ressurreição de Cristo e a vitória da luz sobre as trevas.
Já no Domingo de Páscoa, a celebração da Ressurreição acontece às 7h30 da manhã, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A partir daí, os católicos iniciam o Tempo Pascal, que se estende por 50 dias até a Solenidade de Pentecostes, quando se celebra a presença do Espírito Santo na Igreja.
Frei Paulo Xavier orienta os fiéis a viverem bem a Semana Santa, especialmente por meio da prática do perdão e do sacramento da confissão, preparando-se de forma plena para a festa da Ressurreição.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar