Um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que três a cada dez motoristas dirigem embriagados e que o domingo é o dia em que mais se flagra motorista dirigindo sob efeito de alcool. Todo mundo já sabe que álcool e direção não combinam. Mas boa parte dos motoristas no Brasil não cumprem essa regra.
Mesmo a lei seca tendo tolerância zero para os motoristas bêbados, a Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito diz que registra oito infrações por embriaguez por hora no País. A média indica que há mais de cinco mil multas por embriaguez ao volante por dia, ou seja, é como se três em cada dez motoristas dirigissem sob efeito de álcool. Dirigir nessas condições é infração gravíssima com penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro, explica Francisco Santos, da Senatran.
Até o mês de Setembro, o registro Nacional de Trânsito catalogou mais de um milhão de infrações de condutores que dirigiam sob efeito de álcool. Com esses dados, o Advogado Alberto Fernandez, que é preciso estudar outras maneiras de fiscalizar os para tentar diminuir os números de infrações registrados pela lei seca.
O levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito mostra que o domingo é o dia em que mais se flagra motorista dirigindo embriagado.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet