TRE-AM, órgãos de segurança e fiscalização realizam balanço do 1º turno

O balanço do 1º turno das Eleições Municipais de 2024 aconteceu após o resultado do pleito. De acordo com os números divulgados, durante a coletiva de imprensa, nas primeiras cinco horas do pleito, 20 urnas apresentaram problemas, sendo que 11 precisaram ser substituídas. Destas, oito em seções de Manaus e três nos municípios do Careiro da Várzea, Manacapuru e Tefé. No período da tarde este número aumentou, como detalha o secretário de T.I do Tribunal de Justiça do Amazonas (TRE/AM), Leandro Simão.

Apesar de tais situações, o desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, destaca que o pleito aconteceu dentro da normalidade, em todo o estado. Ele relatou o crime de derramamento de santinhos.

A Polícia Federal atuou em todo o Amazonas. Nos municípios de Itacoatiara e Parintins pessoas foram presas por compra de votos. A PF também investiga casos de esquema de corrupção eleitoral e distribuição ilícita de combustíveis no interior do Estado, entre outros, como ressalta o delegado Fábio Pessoa da Polícia Federal.

O diretor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Stanley Ventilari, explicou que o órgão promoveu o reforço do efetivo para o pleito deste domingo, com mais de 350 agentes de trânsito distribuídos em todas as regiões da cidade. Ele destacou as ocorrências atendidas por conta da chuva que ocorreu em alguns pontos da capital amazonense.

Já no âmbito da segurança estadual, coronel Vinícius Almeida, o chefe da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, destacou o serviço realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que englobou mais de dez órgãos. Mais de 40 ocorrências foram registradas em todo o Estado.

O aplicativo Pardal 2024 foi um importante aliado no 1º turno das Eleições 2024. De acordo com o juiz da Propaganda Eleitoral 2024, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Jean Carlos Pimentel dos Santos, mais de 840 ocorrências foram registradas ao longo da disputa eleitoral.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Thiago Balbi, responsável pela Operação Eleições, também apresentou dados referentes aos casos registrados no período da tarde.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução