Três renúncias e seis pedidos de candidatura indeferidos no Amazonas. Esse é o saldo das análises do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) quanto às solicitações registradas.
Conforme as estatísticas da corte, Franklimberg Ribeiro (União Brasil), Luiz Ubiratan Lopes (Agir) e Deyse de Souza (Solidariedade) desistiram de concorrer ao cargo de deputado estadual. Além deles, Edson Carlos, Sergio Câmara, Jorge Bezerra e Franck Rennan, todos do Republicanos, tiveram os pedidos para concorrer a deputado federal e deputado estadual recusados pelo TRE-AM.
Da mesma forma, Raquel Fernandes (União Brasil) também está impedida de disputar o cargo de deputada federal. Por fim, o ex-vereador Chico Preto (Avante) também teve o pedido para concorrer ao Senado indeferido pela corte porque ele não teve indicação do próprio partido e a legislação eleitoral proíbe candidaturas avulsas.
Isso aconteceu porque o Avante desistiu de lançar candidato ao Senado para apoiar o postulante do PL, Alfredo Menezes, em uma negociação de apoio partidário. Chama a atenção que o presidente do Avante em Manaus é o prefeito David Almeida, que afirmou não apoiar Alfredo Menezes.
O TRE-AM tem até o dia 12 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidatura, impugnações e recursos.
No total, a corte eleitoral estadual recebeu 641 pedidos de registro de candidatura. Destes, 338 já foram julgados e 300 estão pendentes de apreciação, segundo o site de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM-TSE