Mais das metades das urnas que vão ser enviadas ao interior do Amazonas já estão embaladas, todas passaram por manutenção ao longo do ano, e estão aptas para uso, como explica Hebert Ferreira, chefe da seção de voto informatizado do TRE.
‘’O trabalho de manutenção que a gente chama de sistema de teste exaustivo já foi concluído, atualmente a gente tá trabalhando na revisão das zonas eletrônicas que vão ser enviados ao interior, os polos de preparação estão fazendo troca de bobina, tá fazendo uma última verificação das baterias e no software da urna eletrônica, para ver se tá tudo certinho, tudo de acordo para entregar uma urna apta para receber voto no dia da eleição’’, disse Hebert.
O primeiro embarque será no dia 2 de setembro, para municípios com polo do TRE: São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, e a expectativa é que as urnas sejam desembarcadas nessas cidades no dia 11 de setembro.
- Mandar mensagens indesejadas a eleitor pode gerar multa a partidos políticos
- Rádio Rio Mar começa rodada de entrevistas com debate sobre voto consciente
O gestor explica que no momento em que elas chegam nos polos, é realizado o preparo, momento em que começa a instalação do sistema, que será usado nas eleições deste ano, feita por uma equipe especializada.
‘’Com a urna a gente tem a certeza de que apenas o software da Justiça Eleitoral funciona com ela, a gente pode inclusive deixar ela sozinha que nada vai acontecer, então com essa certeza que a gente tem, ainda assim a gente dá um reforço na segurança nesse transporte,’’
Para comunidades indígenas de difícil acesso, o TRE vai solicitar o envio por helicóptero até o prazo estipulado. As eleições serão realizadas no dia 2 de outubro. Já o segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar