Em julho deste ano, o transporte hidroviário intermunicipal do Amazonas registrou alta de passageiros de 1,55%, em relação ao mesmo período do ano passado. 56.973 usuários utilizaram o modal, de acordo com dados da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas – Arsepam. O diretor-presidente do Órgão, João Rufino Júnior, destaca as cidades mais procuradas pelos passageiros.
- Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina em R$ 0,41; reajuste começa a valer amanhã
- Apagão afeta abastecimento de água na capital e deixa semáforos inoperantes
Julho quando comparado ao mês anterior, junho, obteve uma queda de 32,05% no total de pessoas que optaram pelo transporte hidroviário intermunicipal. Rufino Júnior revela o motivo da redução.
A Arsepam, também, aponta uma redução de 49,57% no quantitativo de fiscalizações, no mês de julho, quando comparado ao mesmo período de 2022, mas afirma que não se trata de algo negativo, visto que as embarcações que trafegam com maior quantidade de passageiros, realizam um número menor de viagens. A agência reguladora possui pontos de fiscalização no Porto de Manaus, nas balsas da Manaus Moderna e no Porto da Ceasa, localizado na zona Sul da capital amazonense.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar