Devido a um evento religioso que acontece neste sábado (28), avenidas principais da capital serão interditas a partir de 12h até 21h, e o transporte coletivo de Manaus também será afetado.
A programação iniciará às 12h, na rua Ferreira Pena (praça da Saudade), Centro, no trecho entre as avenidas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher. Em seguida, começará o trajeto pelas avenidas Ayrão, Constantino Nery no sentido Centro/bairro, indo para a Pedro Teixeira e finaliza no sambódromo.
O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento e os veículos e os ônibus do sistema de transportes serão desviados para outros itinerários.
Vias interditadas de 12h até as 17h
Rua Ferreira Pena entre a rua Ramos Ferreira e avenida Ayrão, entre a rua Comendador Clementino e avenida Constantino Nery, e esta, no trecho entre avenida Ayrão e Darcy Vargas.
Vias interditadas das 14h às 21h
Após às 14h as seguinte vias serão interditadas: avenida Constantino Nery entre a Darcy Vargas e a Torquato Tapajós. A avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a rua Francisco Orellana e a avenida Djalma Batista, além da avenida Loris Cordovil entre a rua Vivaldo Lima e a Constantino Nery.
Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão acessar a Constantino Nery e a Ferreira Pena. Devem seguir pela Getúlio Vargas e Djalma Batista.
Após o evento percorrer a Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena para ir à avenida Álvaro Maia.
A Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/bairro da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a avenida Desembargador João Machado, de acordo com a dispersão do público.
Os veículos que trafegam na travessa Arthur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a passagem subterrânea em direção à avenida Djalma Batista. O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro, será desviado para a rua Francisco Orellana.
Os veículos que trafegam no sentido Torquato Tapajós para a Constantino Nery devem seguir pela Djalma Batista ou avenida Mário Ypiranga.
Transporte público
Os usuários do transporte público devem ficar atentos às mudanças nas linhas de ônibus que atendem a avenida Constantino Nery, pois serão desviadas para a avenida Djalma Batista, nos dois sentidos, neste sábado, a partir das 12h e voltarão ao normal conforme o avanço do evento.
O Terminal de Integração 1 (T1), na Constantino Nery, ficará interditado no sentido Centro/bairro, e todas as linhas que atendem o T1 irão fazer embarque e desembarque no sentido bairro/Centro.
Fiscais de transporte e equipe de apoio estarão no terminal para tirar dúvidas e orientar os usuários quanto aos desvios no transporte. As linhas que não possuem ponto de parada sinalizado no T1 realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do T1.
Também serão interditadas as Estações de Transferências do São Jorge (E1) e Arena da Amazônia (E2). A Estação São Jorge ficará interditada entre 12h e 21h, e a da Arena, a interdição será fechada entre 12h até meia-noite. As linhas que atendem a Estação Arena irão fazer integração no T1.
Com a interdição da Leonardo Malcher, no trecho entre a Epaminondas e Getúlio Vargas, as linhas seguirão o seguinte fluxo: as com destino ao Centro devem dobrar à esquerda na Getúlio Vargas, seguir pela Ramos Ferreira e Epaminondas; as linhas com destino ao T1 e Álvaro Maia devem dobrar à direita, seguir pela Joaquim Nabuco, praça Santos Dumont e Álvaro Maia. As linhas que trafegam na rua Tapajós devem seguir pela Tarumã, dobrar na Getúlio Vargas, pegar a Ramos Ferreira e depois Epaminondas.
As linhas da avenida São Jorge serão desviadas, nos dois sentidos, pela Emílio Ruas e seguir pela avenida Brasil até a Álvaro Maia e T1.
Na Loris Cordovil, as linhas seguirão o fluxo até a Djalma Batista da seguinte forma: sentido bairro/Centro: seguir pela Loris Cordovil e dobrar na Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, Desembargador João Machado e Djalma Batista.
O desvio das linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada deve seguir o seguinte itinerário: no sentido bairro/Centro seguir pela Djalma Batista, Desembargador João Machado, e seguir pelas ruas D, Criciúma (Rua 8), Professora Rosa Gomes (esquerda) e Professor Abílio Alencar (Rua 4).
Com informações da Assessoria
Ilustração: Divulgação / IMMU
Leia também:
PRF inicia Campanha Maio Amarelo para conscientizar sobre o alto índice de mortes no trânsito
Maio Amarelo: Acidentes de trânsito geram traumas difíceis de superar para família de vítimas