Festividades do fim de ano podem gerar aproximadamente 95 mil novos postos de trabalho

trabalho

Os setores varejista e de serviços se preparam para o principal período de vendas com a contratação de novos profissionais, gerando trabalho e renda. Para muitos brasileiros a oportunidade de ser inserido ou reinserido no mercado de trabalho. De acordo com o levantamento realizado em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aproximadamente 95 mil vagas serão abertas no Brasil até dezembro. Número expressivo, porém, abaixo da projeção da pesquisa realizada no ano passado.

A especialista em Finanças da CNDL, Merula Borges, explica que essa redução na criação de vagas de fim de ano é resultado de uma desconfiança dos empresários quanto ao cenário econômico do país.

O gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, ressaltou que a previsão de aumento nas vendas dos próximos meses justifica a contratação de novos trabalhadores para dar conta da demanda. Segundo a pesquisa, 30% dos empresários pretendem iniciar as contratações em outubro, 26% em novembro e 17% em dezembro.

A pesquisa também apontou que 87% dos empresários não realizaram demissões nos últimos 3 meses, percentual que é 10 pontos percentuais maior em relação a 2021.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Agência Brasília