Toneladas de produtos regionais serão destinados a merenda escolar da rede estadual

A rede estadual de ensino vai receber mais de 125 toneladas de produtos regionais para a merenda escolar por meio do programa Preme, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). A aquisição dos produtos é realizada semanalmente. Os alimentos são colhidos por produtores credenciados e entregues à equipe da ADS, responsável pela seleção e organização do produto na logística e, posteriormente, é enviado às escolas estaduais.

A iniciativa fortalece a economia local e gera renda, como destaca a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.

Ao todo, somente na semana passada, 141 pessoas, entre produtores rurais e entidades jurídicas credenciadas no programa, foram beneficiadas. No total, foram adquiridos abóbora, banana-prata, banana-maçã, cheiro-verde misto e orgânico, carne em cubos, couve, limão regional, macaxeira, mamão, filé de pirarucu, polpa de açaí, pimentão verde, pimenta-de-cheiro e melancia.

Além da questão econômica, destaca-se a importância nutricional destes produtos. Por conta disso, uma nutricionista auxilia no processo de triagem, ressalta a coordenadora do Preme, Jaqueline Azevedo.

A Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Amazonas (Compam), situada na zona rural de Manaus, é uma das beneficiadas. A cooperativa se dedica à produção de mamão, macaxeira, abóbora, pimenta-de-cheiro e banana. Francisco Assis, produtor e presidente da Compam, enfatiza que a medida faz o dinheiro circular, promove alimentação saudável e evita um problema social, o êxodo rural.

A Seduc, por meio do Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), vai abrir Chamada Pública Complementar Nº 02/2024, no período de 20 de maio até 20 de junho. O objetivo é receber, das associações que fornecem gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar, propostas de itens alimentícios. Para a aquisição dos itens desta chamada pública, a secretaria dispõe de aproximadamente R$ 10 milhões.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / ADS