TJAM leva atendimentos do Justiça Itinerante para comunidades indígenas de Manaus

Tribunal de Justiça do Amazonas leva atendimentos do “Justiça Itinerante” para comunidades indígenas.

A ação iniciou nesta segunda-feira (8), na comunidade Yawarete Ipixuna, no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste da capital. De acordo com o subcoordenador do programa “Justiça Itinerante”, Ribamar Martins, as cinco localidades contempladas com a programação especial, recebem os serviços que integram o atendimento rotineiro da Justiça Itinerante, como aqueles relacionados à área dos Juizados Especiais, com foco nos serviços de encaminhamento para emissão gratuita de 2ª via de certidão de registro civil e também de retificação de registros.

A ação foi planejada para atender demanda da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), a partir de necessidades específicas das populações indígenas identificadas durante a realização da última edição do “Registre-se!”. Laura Kokama é moradora da comunidade Ywarete Ipixuna, e foi uma das atendidas pelo serviço, nesta segunda-feira (08).

O atendimento é realizado de 08h às 14h. Nesta terça-feira (09), o serviço será ofertado na Comunidade Kairiku Apurinã, no Mauazinho. Na quarta-feira (10), na Associação Indígena Unidos das Etnias, no Tarumã, Conjunto Cidadão 10. Na quinta-feira, dia 11, o programa estará na Associação dos Índios Mundurukus de Manaus, na Comunidade Alfredo Nascimento, encerrando as atividades na sexta-feira, dia 12, na Comunidade Uirapuru, bairro Redenção, zona Oeste de Manaus.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar