Para a testagem, a orientação à população é que, ao apresentar sintomas gripais, como coriza, tosse e dor de cabeça procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para o primeiro atendimento. Em caso de sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta, os locais para atendimento são Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs).
Com a alta demanda no período sazonal, a testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais. A Secretaria de Estado de Saúde ampliou a oferta do teste de antígeno, que libera o resultado de forma mais rápida, e caso seja identificada a presença do novo coronavírus, é realizado o teste RT-PCR. A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, ressaltou que os testes são oferecidos na rede estadual para adultos e crianças sintomáticos.
“Nos SPAs e UPAs, quando há presença de pacientes com sintomas gripais é realizada a triagem, por meio do teste rápido de antígeno, e em caso positivo é submetido ao exame de RT-PCR para que possamos fazer a vigilância genômica. A testagem rápida para COVID-19 agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”, destacou.
A testagem também está sendo realizada nos pacientes internados para cirurgias, transferências ou precisam de hospitalização por outras causas. Para esses casos, o teste realizado é o RT-PCR, considerado padrão ouro.
Aa intensificação da testagem colabora para que o paciente imediatamente entre em isolamento e monitoramento, interrompendo a cadeia de transmissão da Covid-19.
Além do atendimento nas unidades de saúde, as testagens para detecção da Covid-19 estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Rodoviária e no Porto de Manaus para os passageiros que desembarcam em Manaus por essas portas de entrada do estado.
Todas as amostras coletadas nesses locais com resultado positivo são encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus. À pessoa que testou positivo é recomendado o isolamento para evitar a propagação do vírus.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar