
Tempo da Criação: Igreja Católica chama atenção para o cuidado da Casa Comum
A Igreja Católica iniciou, neste 1º de setembro, a celebração do Tempo da Criação, um período que se estende até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. A data marca o 10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, com o tema deste ano sendo “Paz com a Criação”, inspirado no livro do profeta Isaías (32, 14-18).
O Papa Leão XIV, em mensagem publicada nas redes sociais, recordou o Cântico do Irmão Sol de São Francisco, e conclamou os fiéis a cuidarem da Casa Comum, não a destruírem.
Em Manaus, a Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese tem incentivado paróquias e comunidades a dimensionarem a ecologia em todas as ações pastorais, destaca o Presidente da Comissão de Ecologia Integral, Frei Paulo Xavier.
A celebração também recorda os 1700 anos do Concílio de Nicéia, que uniu as Igrejas Cristãs por meio do Credo Niceno. Essa comunhão ecumênica serve de inspiração para o cuidado comum com a criação.
Segundo o ambientalista Carlos Durigan, vivemos uma grave crise socioambiental que atinge todo o planeta, onde chegou a um ponto de degradação que nos leva a um cenário irreversível de transformação, e que é muito sentindo pelas mudanças no clima.
Desde 2015, a Igreja Católica celebra o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, somando-se à iniciativa da Igreja Ortodoxa Oriental, iniciada em 1989.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar