Os próximos dias serão de temperatura atípica no Amazonas, de acordo com dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo o Meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Leonardo Vergasta, se a previsão não mudar nos próximos dias, o sul do estado pode chegar a temperatura mínima de 18 graus, e ele destaca que a chuva vai ser a responsável pela sensação de frio na capital amazonense.
Na Amazônia, o clima mais ameno significa redobrar os cuidados com saúde, pois a umidade elevada da região, acaba favorecendo a proliferação de alguns vírus.
- Mais de 600 mil famílias são afetadas durante chuva em Itacoatiara; governo anuncia ajuda
- Temporal causa estragos em Manaus, Manacapuru e Iranduba; energia elétrica está prejudicada
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, os casos de síndromes respiratórias têm apresentado um aumento nos últimos dois anos, em 2020 foram registrados mais de 200 mil (201.390) casos, em 2021 o esse número saltou para 240 mil e 341, em 2022, apesar de estarmos no quinto mês do ano, já foram registrado 150 mil casos.
O Infectologista Nelson Barbosa, alerta para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas durante esse período de mudança climática.
Com a friagem ou não, reforçar os hábitos saudáveis é essencial para aumentar a imunidade, como destaca o Infectologista.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar