Estratégia de Saúde Digital da Prefeitura de Manaus para apoio à Atenção Primária à Saúde (APS), o Telessaúde já soma, em 2023, mais de 38 mil atendimentos de pacientes acompanhados nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Iniciado em 2020 e oficializado na estrutura da pasta em 2022, o serviço é voltado para o cuidado e acompanhamento de usuários na rede de saúde do município.
Em 2022, o Telessaúde teve 64.051 realizados com sucesso, isto é, quando os médicos e enfermeiros da Semsa que atuam como teleconsultores têm efetivo contato com o usuário para orientar sobre condições de saúde, consultas ou exames a realizar, ou para informar a “alta” do paciente no serviço, dependendo de sua situação de saúde. Neste ano, até o dia 6/7, já foram 37.856 atendimentos realizados.
Ouça esta reportagem em áudio:
A gerente de Telessaúde, Jackeline Alves Galdino, explica que o serviço da Semsa atua por meio de contato telefônico com pessoas atendidas na rede de atenção básica, estimulando a adesão ao acompanhamento em saúde pelas equipes das unidades municipais.
“O objetivo é levar cuidado, levar assistência, mas também monitorar o paciente e reinseri-lo no fluxo de atendimento da Semsa, para que não perca o seguimento do tratamento e mantenha a saúde”, aponta.
- Mais duas unidades de saúde são revitalizadas na zona Norte de Manaus
- Manaus tem 74 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana; confira
Jackeline Galdino também enfatiza a segurança na comunicação com os usuários. “O primeiro contato pode gerar certa desconfiança, por medo de golpes. Mas o teleconsultor se identifica como profissional da Semsa e informa dados como o nome completo do usuário, que são obtidos dos sistemas de saúde, para afastar a desconfiança. E nunca são solicitadas informações bancárias ou financeiras”.
Atualmente, 32 médicos e enfermeiros da Semsa Manaus atuam como teleconsultores em dois núcleos do serviço, um na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVisa) da Semsa, no bairro Cachoeirinha, e outro no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10. Os profissionais se revezam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e excepcionalmente aos sábados, em ações específicas.
“Não apenas são capacitados profissionalmente, mas buscam um tratamento humanizado, o que sensibiliza o paciente e o deixa às vezes até mais confortável para falar de sua situação de saúde”, pontua a gerente.
A gerente de Telessaúde ressalta que o serviço da Semsa atualmente não abrange teleconsultas, modalidade na qual o profissional avalia o paciente de forma direta, faz diagnóstico e prescreve tratamento. Diferentemente, ela aponta, o foco do telemonitoramento são usuários já atendidos e que tiveram a condição de saúde avaliada por outro profissional.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar