O serviço de telemonitoramento é realizado pela Semsa – Secretaria de Saúde de Manaus – por meio de ligação ao usuário confirmado ou suspeito de Covid-19. O caso da paciente infectada pela variante Ômicron, confirmado pela Fiocruz Amazônia, está sendo acompanhado pelo serviço de assistência em isolamento domiciliar.// Outros 99 casos que também foram notificados seguem monitorados. A testagem para Covid-19 em pontos estratégicos de entrada da capital, Manaus, são importantes para frear a contaminação pelo vírus. O enfermeiro da Semsa, Douglas Porto, explica que no início do ano, período de férias, é importante fazer testagens, principalmente nos viajantes que chegam pelos aeroportos.
Os usuários das UBS’s – Unidades Básicas de Saúde – que recebem a confirmação do diagnóstico da doença ou estão com sintomas suspeitos, também são telemonitorados por meio das ligações do telesaúde. A médica infectologista Silvana de Lima, explica como esse atendimento é realizado.
A equipe do telemonitoramento é formada por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, além de bióloga, assistente social, fisioterapeuta e servidores do apoio administrativo. Esses profissionais são treinados e capacitados pelo Programa de Educação Continuada.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Camila Batista / Semsa