O serviço de Telemedicina é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES). Ação é resultado de uma parceria com o Hospital Albert Einstein de São Paulo. A iniciativa oferece consultas especializadas em sete áreas, como: neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, entre outras.
Para o serviço acontecer a internet é essencial. O projeto Amazônia Conectada, coordenado pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam), tem contribuído na realização dos atendimentos de telemedicina em hospitais do interior do estado. A rede foi instalada em abril de 2021, e neste ano, até o mês de outubro, já foi registrado um aumento de 24% na quantidade de atendimentos a distância.
Atualmente o Amazônia Conectada atende 11 municípios no Amazonas. Entre eles estão, por exemplo: Anori, Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Como explica o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes.
Nos municípios atendidos pelo programa de expansão de fibra ótica houve aumento no número de teleconsultas. Em 2021, nas 11 cidades atendidas pela Prodam, 916 atendimentos de telemedicina foram realizados. Já em 2022, o número aumentou para 1.141.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Secom