Teixeira de Manaus morre aos 80 anos; saxofonista era conhecido pelo estilo “beiradão”

Morreu nesta quinta-feira (18), o músico amazonense Rudeimar Soares Teixeira, de 80 anos, conhecido como Teixeira de Manaus. Ele lutava contra um câncer na hipófise e estava internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na capital.

Rudeimar se destacou pela linguagem autêntica no sax alto e foi o precursor de um movimento musical chamando de “beiradão” (mistura de diversos ritmos, como carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina).

Teixeira de Manaus também foi um dos maiores vendedores de LPs no Brasil durante a década de 80. O sucesso conferiu ao artista o Disco de Ouro em 1983. Desde então, o artista se consagrou como o maior saxofonista da região.

Em nota, o Governo do Amazonas lamenta o falecimento do músico amazonense que foi homenageado na 7ª edição do Festival Amazonas Jazz, em 2012, no Teatro Amazonas.

O velório será realizado na funerária Recanto da Paz (Unidade Santo Agostinho), a partir das 12h. Teixeira de Manaus deixa um enorme legado para o cenário musical amazonense.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação