Teatro Gebes Medeiros recebe cine debate em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado

Em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) vão promover um cine debate com a exibição do filme “As nadadoras”. O evento acontece nesta terça-feira (20), às 19h30, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro.

O cine debate, que terá a projeção de filme seguida de um debate sobre o tema, será gratuito e aberto ao público, que pode se inscrever no link: https://bit.ly/3N5uyOz. Além de marcar a celebração da data, a iniciativa visa ampliar a visibilidade de produções audiovisuais que retratam o deslocamento forçado de pessoas e os impactos das violações de direitos humanos.

Lançado em novembro de 2022, por uma plataforma de streaming, o longa-metragem “As nadadoras” conta a história real das irmãs nadadoras olímpicas Yusra e Sara Mardinij, que tiveram que fugir da Síria para sobreviver à guerra civil, em uma perigosa viagem em mar aberto até a chegada a um novo país.

Yusra foi nomeada, aos 19 anos, a mais jovem Embaixadora da Boa Vontade da Acnur e atua, desde 2017, na defesa de refugiados em todo o mundo. A nadadora compartilha sua própria história inspiradora como um exemplo de resiliência e determinação para reconstruir vidas e contribuir positivamente para as comunidades de acolhida.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação